Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

E o Oscar vai para ... o melhor "Hipócrita"


O Oscar é a premiação entregue pela “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”, em reconhecimento ao ótimo trabalho da indústria cinematografica.

            E o Oscar vai para ... o melhor “Hipócrita”. A antiga sociedade grega éra apaixonada pelos espetáculos teatrais. E é dos espetáculos gregos que surgiu a palavra “hipócrita”. Ela vem do grego “hypocrites”, que designava os atores de teatros. Jesus usou muitas vezes essa palavra para se referir aquelas pessoas que, quando eram vistas pela sociedade, vistiam a máscara da santidade falsa e encenavam uma vida santinha, mas, quando o espetáculo acabava, voltavam a ser pecadoras como sempre.

Em Mateus 23.25, Jesus diz: “— Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância.” Se Jesus vivesse hoje, talvez dissesse: “E o Oscar vai para ... os fariseus.” Atuaram perfeitamente fingindo ser o que nunca foram.

Tenho certeza que essa frase pode ser aplicada a muitos cristãos ainda hoje. Fiéis que fingem ser o que não são, só para serem vistos por todos como melhores e mais fiéis. Para a platéia desse mundo, podemos até atuar fingindo ser o que não somos, como atores sensacionais, mas diante de Deus isso não funciona. Ele sabe quem somos, o que fizemos e como está o nosso coração e alma.

O que fazer para não ser um mero ator diante de Deus? Hebreus 4.12 diz: “a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” A Palavra de Deus desmascára, mostrando quem realmente somos. Ela mostra que somos póbres e miseráveis pecadores que não merecem nada de Deus. No entando, ela também mostra que Deus é santo e cheio de amor por você pecador. Mostra que Jesus morreu na cruz para perdoar os teus pecados e para que você não precisasse mais fingir ser o que não é. É a ação de Jesus em ti que te leva a ter uma nova natureza, não de falsidades, mas de arrependimento, fé e ação. Assim, deixamos que os bons “hipócritas” atuem na indústria cinematografica apenas. Que a vida real seja marcada pelo arrependimento sincero e reconhecimento da total dependência da graça divina. Amém.
P Ismael Verdin

Nenhum comentário:

Postar um comentário