Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vulcão Islandês e a Nuvem de Problemas

Até terça-feira, dia 24, 252 voos já haviam sido cancelados por causa da nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn. Milhares de pessoas estão tendo que esperar por seus voos sem previsão de quando poderão decolar rumo ao ciclo normal de sua vida. A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) afirmou que tudo depende do vento: “não sabemos para onde o vento vai soprar”. Assim, hoje essa nuvem está em uma parte do globo, amanhã poderá estar em outra.

As imagens das cidades próximas ao vulcão mostram um ar sombrio onde a escuridão tomou a luz do dia. A espessa nuvem vulcânica bloqueou os raios solares fazendo com que a penumbra entrasse em cena na vida de muitas pessoas.


Será difícil, se não impossível, que essa nuvem chegue até o Brasil. Também não precisamos nos preocupar muito com vulcões aqui em nosso solo. Contudo, também temos nuvens que transformam a luz do dia em trevas e escuridão.
Muitas são as vezes que vulcões cheios de problemas estouram sobre nossa cabeça. Levantam nuvens gigantes e não nos deixam voar no rumo certo que queríamos para nossa vida. Doença, desemprego, crises familiares e drogas têm sido os vulcões mais comuns e potentes que laçam nuvens escuras sobre nós. Há uma frase popular que diz: “os problemas vêm todos de uma só vez”. Assim, essa espessa nuvem bloqueia os raios da esperança fazendo a penumbra entrar em cena na vida de muitos.
Sabe o que é pior? Tudo depende do vento! Hoje essa nuvem pode estar longe de mim, mas amanhã de manhã poderei acordar coberto de cinzas vulcânicas trazidas pela nuvem de problemas. O apóstolo Paulo diz em 1Coríntios 10.12: “Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair”.
O que fazer diante de tamanha incerteza?
Neste mesmo capítulo de 1Coríntios, na parte inicial, o apóstolo lembra o povo a respeito de uma outra nuvem bem marcante. No Antigo Testamento, quando o povo foi libertado das terras do Egito, Deus foi diante do seu povo dirigindo e protegendo os passos deles na forma de uma nuvem. Contudo, Paulo lembra a atitude daquele povo mesmo vendo essa presença de Deus. Eles não confiaram em Deus, adoraram a outros deuses, praticaram imoralidade sexual, entre outros atos. Paulo adverte que não sejamos assim. O castigo que sobreveio aquele povo deve servir para nos alertar também.
Há um lugar seguro e certo para colocarmos a nossa vida. Este lugar é a nuvem do amor e da graça de Deus. Esta nuvem não diz que problemas não acontecerão durante a tua caminhada, mas diz claramente, que se você segui-la, não se perderá e entrará na terra prometida – o céu. Pois, Deus já guiou um povo pecador até lá, e guiará você também.
No mundo das incertezas, inseguranças, indecisões, Deus te oferece algo certo para cobrir a vida. Onde a penumbra da ilusão dirige os passos de um povo sem direção, Deus oferece os raios da doce e certa esperança, que foram firmados sobre o pacto da aliança.
Siga essa nuvem – Deus Pai, Filho e Espírito Santo, pois ela te dirige e te protege. Quando as nuvens passageiras dos problemas vierem sobre ti, não temas! Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Ele iluminará os teus passos seja em dias bons, ou em dias de penumbra.
Muitas vezes no meio dos tantos problemas, esquecemos daquilo que nos ilumina a vida: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119.105).
Que Deus guie os teus caminhos através da sua palavra, e que você confie nele acima de tudo nesse mundo. Faça isso, pois no mundo... TUDO DEPENDE DO VENTO.
Pastor Ismael Verdin

Um comentário:

  1. Muito bom o seu artigo, pastor Ismael! Parabéns pelo belo blog e ministério aí em São Paulo. Abs dos irmãos luteranos do Amapá!

    ResponderExcluir