Total de visualizações de página

sábado, 11 de agosto de 2012

E agora! O que é ser pai?

       Os valores éticos e morais da sociedade estão definitivamente mudando. Infelizmente, rápido demais. Em meio a essa mudança, vê-se claramente pais perdidos. Pais que buscam algo que lhes diga o que realmente é ser “pai”. A pergunta está no ar: “E agora! O que é ser pai?”

        Jesus, ao ensinar os discípulos a orar, disse que deveriam orar assim: “Pai nosso que está nos céus...” A primeira coisa que Jesus faz é reconhecer que há um Pai supremo. Diante da pergunta: “o que é ser pai?”, a primeira coisa que devemos fazer é reconhecer Deus como Pai e buscar nele o modelo a ser seguido.

        Deus é Pai em essência, os pais terrenos são apenas representantes desse Pai Divino em sua família. Quem tem autoridade sobre tudo e todos, escolheu fazer os seres humanos co-participantes em sua obra. Assim, primeiramente Deus dá aos pais autoridade para formarem, educarem e edificarem a sua família. Deus transformou simples e imperfeitos homens em seus representantes. Essa é a resposta exata que Deus dá. “O que é ser pai?” É ser representante de Deus sobre a sua família.

        A resposta é fácil e clara. Contudo, a dificuldade está sempre na prática. Como seres humanos pecadores e imperfeitos podem ser representantes de Deus? Bem na verdade, por si só não podem. Por isso, o verdadeiro pai é aquele que é alicerçado, abençoado e dirigido pelo Pai Nosso que está nos céus. Enquanto os pais não buscarem forças em Deus e educarem seus filhos como Ele quer, eles nem mesmo deveriam ser considerados pais, mas sim, geradores. Ser pai é ter uma função divina, é ser representante.

        Aos seus representantes, o Pai celeste orienta como agir: “amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” (Dt. 6.5-9)
           Aos representantes de Deus, desejo um Feliz e Abençoado Dia dos Pais.
Pastor Ismael Verdin

Nenhum comentário:

Postar um comentário