Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de agosto de 2012

És Sábio ou Tolo?


O que afinal é sabedoria? Quem é sábio?

        Salomão, considerado o rei mais sábio de Israel, disse no livro de Eclesiastes 8.5: “A pessoa que tem sabedoria sabe como e quando agir.” Parece-me a melhor definição de sabedoria, pois quem sabe sempre como e quando agir é uma pessoa que nunca falhará. Mas diante dessa definição surge a pergunta: Quem sabe sempre como e quando deve agir? Na educação dos filhos, na vida pessoal, diante dos problemas, no trabalho, na sociedade, nas provações, tentações, etc...? Ninguém sabe. Isso quer dizer que somos tolos e ignorantes? Sim!

        Onde buscar a sabedoria e como podemos nos tornar pessoas realmente sábias? Salomão concluiu o livro de Eclesiastes dizendo: “tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi pra isso que fomos criados.” E em Provérbios 2:6 diz: “É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele.”        O Apóstolo Paulo também lembra que podemos ter tudo: todo o conhecimento, entender todos os segredos do mundo, ter toda a riqueza, falar a língua dos anjos, mas se não tiver o Amor de Deus agindo em nós, não seremos absolutamente nada. (1Co. 13) Continuaremos sendo tolos.
        Talvez ainda estejas achando que és muito sábio por si só. Então responda as perguntas de Deus feitas a Jó: “Onde é que você estava quando criei o mundo? Você já visitou as nascentes do mar? Você pode fazer aparecer a estrela-d’alva, ou guiar a Ursa Maior e a Ursa Menor? Você pode fazer com que os raios apareçam e venham dizer-lhe: ‘Estamos às suas ordens?’” (Jó 38) És um sábio ou um tolo?

        Sem Deus, nós somos tolos. Somente Deus é a sabedoria. Quer ser sábio? Alimente-se de Deus. Deixe que a palavra de Deus oriente a sua vida e lhe mostre como e quando tomar decisões.
     C. S. Lewis disse: “Eu creio no cristianismo tal como creio que o Sol nasceu, não apenas porque posso vê-lo, mas porque através dele eu vejo todas as outras coisas.” Deus é a fonte do conhecimento que nos faz entender o mundo como ele fora criado pra ser. Provérbios 9.10 diz: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor.” Amém.
            Pastor Ismael Verdin

Nenhum comentário:

Postar um comentário