Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2012

O BRASIL TEM A QUARTA MAIOR POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO MUNDO

          Semana passada o sistema carcerário brasileiro foi submetido à Revisão Periódica Universal, feita pela ONU. Detectou-se que o Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo, com mais de 500 mil detentos, e há uma superlotação generalizada nos presídios.

              A grande pergunta é: O que fazer? Há algumas respostas eficientes conhecidas por todos: Educação; Segurança; Melhores condições humanas (principalmente nas áreas marginalizadas); Combate eficiente contra as drogas.

                Há alguém que lida com a marginalidade e criminalidade humana há muito tempo: Deus. Em seu livro, Ele já respondeu a pergunta. Há três passos fundamentais. Para exemplificar estes passos, tomemos o exemplo de uma frota de navios. Para navegarem juntos eles precisam: 1º Respeitar as Regras (não entrar na frente do outro navio); 2º Cuidar da manutenção do Navio; 3ª. Ter direção.

                Se não souberem pra onde ir, certamente ficarão encalhados em algum ponto ou baterão em algum iceberg da vida. Se não cuidarem da manutenção do navio, não adiante terem direção e regras, vão quebrar no meio do caminho. Também não adianta nada ter direção e manutenção em dia, se você não quer respeitar as regras.

                Todos os seres humanos de todos os tempos e lugares chegaram à conclusão que temos que ser educados, honestos, gentis e solícitos, ou seja, devemos obedecer as regras pra não bater no navio ao lado. Contudo, se não passarmos ao segundo e terceiro passo, não iremos a lugar algum.

                Agora é Deus que pergunta a nós como sociedade, visto a situação deprimente a que chegamos: Quem está te dirigindo? Essa pergunta dói ao ser humano, pois sabemos que sempre queremos dirigir a vida pelas nossas próprias convicções e achismos. Deus lembra que há uma direção que vem de cima, que sabe a rota que você deve traçar. Encontramos essa rota na Palavra de Deus. A mudança começa quando Deus nos dirige. “Feliz a nação em que Deus é o Senhor.” (Sl 144.15)

                Quando Deus dirige a nossa vida, Ele também faz a manutenção dela. Através de sua Palavra ele nos renova todos os dias. “O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos”. (Sl 23.3) Por isso devemos estar em contato constante com a Palavra de Deus.

                Assim, com Deus dirigindo os nossos passos e com a manutenção em dia, que sejamos seres humanos melhores, agindo com honestidade, educação, respeito e gentileza. Devemos sempre lembrar que a mudança acontece a partir do primeiro passo: Quem nos dirige?
                                                 Artigo escrito por Pastor Ismael Verdin.

terça-feira, 22 de maio de 2012

TOKYO SKYTREE, PENTECOSTES E O ESPÍRITO SANTO


     
        Nesta última terça-feira, dia 22 de maio, os japoneses abriram as portas do monumento que marca a “vida nova” e “recuperação” do país que sofreu com a destruição causada por terremotos e tsunamis no ano passado. Por causa dos desastres, o número de turistas caiu 27,8% no Japão. Com a construção da torre “Tokyo Skytree”, a segunda mais alta construção do mundo, os japoneses esperam ser visitados novamente por turistas de todo mundo.

            Após a maior catástrofe da face da terra – o dilúvio, os seres humanos também quiseram construir uma torre, a torre de Babel. Esta, por sua vez, visava o “poder” e enaltecia o orgulho humano. O desejo por poder e orgulho próprio são visto por Deus com grande preocupação. Pois, o desejo pelo poder domina os olhos do ser humano de tal forma que ele pode passar a agir sem “restrições” (Gn. 11.6) e fará qualquer coisa para poder tê-lo. Deus conteve a construção da torre de Babel confundindo a língua do povo. Até então, existia uma só língua, mas, a partir de então, Deus os fez falar em línguas diferentes, para que eles não se entendessem.
Desenho ilustrativo - Torre de Babel

Na época de Jesus, a festa mais importante para os Judeus era o “Pentecostes”, ou festa da colheita. Judeus de todas as partes do mundo vinham para Jerusalém a fim de celebrar esta festa. 50 dias após a ressurreição de Jesus, a festa do “Pentecostes” teve uma participação especial. O Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e deu-lhes o dom de falar a mensagem da ressurreição de Cristo na língua de cada povo que ali estava. O que fora confundido na Torre de Babel, foi reestabelecido pelo Espírito justamente para que todos pudessem ouvir a mensagem que realmente pode mudar o coração corrompido do ser humano: Jesus Cristo morreu em nosso lugar e ressuscitou.

Neste final de semana a igreja cristã celebra o “Pentecostes”. Esse tempo litúrgico lembra a “Vida Nova” e a “recuperação” que nós ganhamos pelo Espírito de Deus. É este Espírito que nos faz crer em Deus, que nos dá o dom da fé, que muda o nosso coração e nossa vida. Enquanto o ser humano buscar forças em si próprio, podemos esperar apenas construções que enalteçam o orgulho e o poder pessoal; mas, quando a “Nova Vida” vem do Espírito de Deus, aí somos transformados em Construções Espirituais. Que sejamos espiritualmente maiores do que a Torre “Tokyo Skytree”. Que esta construção espiritual mostre a glória de Cristo, através do Espírito que vive em nós. Amém.
                        (Mensagem feita por Pr. Ismael Verdin.)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Fotos Carolina Dieckmann, Exposição e o Deus que Reveste

            O roubo das fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann tem dado o que falar. O fato acabou sendo um alerta sobre o excesso de exposição na internet. O “Fantástico” exibiu uma matéria onde um especialista disse: “Na internet você nunca está sozinho, as tuas informações estão passando por várias centrais, onde pode haver pessoas mal intencionadas.” Ou seja, devemos tomar cuidado com o que e como postamos algo na internet.

Assim como na vida cibernética, na vida espiritual também temos que tomar cuidado com a nossa imagem. O Apóstolo Paulo compara a igreja a um corpo, afirmando que igreja não são as quatro paredes, mas sim, as pessoas que a compõem. E cada pessoa é uma parte desse corpo: o corpo de Cristo. O apóstolo alertou a igreja de Corinto de que estavam expondo esse corpo de forma escandalosa.  Como diz o pastor Marcos Schmidt: “O problema é que a igreja de Corinto estava se expondo em intrigas por exibicionismo espiritual, e imagens íntimas vazaram e criaram escândalo. O que também virou caso de polícia (1 Co 6.1), e literalmente a nudez do corpo transformou-se em imoralidade sexual (1 Co 6.18). Toda a epístola é um interessante manual para proteger a privacidade do corpo de Cristo.”
            
            De acordo com a narração da Criação do mundo relatada em Gênesis, a primeira reação causada pelo pecado de Adão e Eva foi perceber que estavam nus. Em Gênesis 3.10, após Deus ter chamado o primeiro casal, Adão respondeu: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” O pecado nos deixa nu diante de Deus. Ele nos expõe de uma forma indesejada. Pois, aquilo que queríamos esconder de todos (nossos erros e defeitos), é justamente o que não podemos esconder de Deus. Isso causa medo e faz com que o ser humano se esconda atrás das máscaras de “bonzinho”.


O próprio Deus, vendo nossa nudez espiritual, nos deu a oportunidade de nos vestirmos novamente e, assim, recuperar a nossa honra. Gálatas 3.27 diz: “Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.” A nossa honra é recuperada através de Jesus Cristo, que morreu para nos revestir com a sua santidade. O que devemos expor cada vez mais é a nossa honra: Jesus Cristo. Que mostremos essa imagem ao mundo. Amém.
(Artigo de Pr. Ismael Verdin.  c/ base no artigo do pastor Marcos Schmidt - "Nudez Exposta".)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mãe é Mãe



Nada supera o amor de uma mãe pelo filho. Existem, claro, muitas mães desnaturadas e outras tantas despreparadas para conceber e criar filhos. No geral, as mães possuem um amor maternal tão forte e real que supera a toda e qualquer situação.

           

            Na Bíblia, no primeiro livro de Reis, está registrada a história de duas prostitutas que se apresentaram diante do rei Salomão. A questão era que uma delas, enquanto dormia, acabou sufocando seu filho recém-nascido, e resolveu trocá-lo pelo filho vivo da sua companheira, afirmando que o filho vivo era seu. Salomão deveria decidir com quem ficaria a criança. Então o Rei, fazendo uso da sabedoria recebida de Deus, pegou uma espada para cortar a criança viva pelo meio, para que cada mãe ficasse com a metade. Foi assim que descobriu qual era a mãe verdadeira. Enquanto uma concordou com a proposta do rei, a verdadeira mãe preferiu que seu filho fosse entregue à outra. Enfim, “mãe é mãe!” Assim, Salomão pôde devolver o filho a sua verdadeira mãe.


            Só um amor supera o amor de uma mãe pelo filho. É o amor de Deus. Pois nenhuma mãe aguentaria fazer e jamais faria, o que Deus fez: pelo seu imenso amor, deu ao mundo o seu Filho único, Jesus Cristo, para que ele fosse morto na cruz pela humanidade pecadora.

Deus diz em Isaías 49.15: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.” O amor de mãe é enorme, mas o amor de Deus é muito maior. Isso nos consola, pois se a dedicação de uma mãe ao seu filho é tão grande, imagina a dedicação de Deus para conosco.

            Mamães: “Feliz Dia das Mães!” E que todas as mães possam se esforçar para que o lar esteja cheio do amor de Deus, através da Leitura da Bíblia, Oração, Devoção, participação nos cultos e no amor ao próximo. Amém.

(Devoção retirada do “Cinco Minutos com Jesus” de 2010, dia 07 de maio. Com adaptações e acréscimos de Pr. Ismael Verdin)

terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DO TRABALHADOR E O DEUS QUE TRABALHA

       O trabalho é, para muitos, um fardo ou até castigo. Lembramos, assim, o que aconteceu com Adão e Eva, logo após a queda em pecado. Gênesis 3.17: “Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você.”

            O trabalho é um castigo por causa do pecado? Não, de forma alguma. Gênesis 2.15 diz que, logo após Deus ter terminado a criação, ele colocou Adão no Jardim do Éden e lhe deu a ordem de cultivar e guardar toda a criação. Adão tinha trabalho e certamente sentia cansaço, pois o sétimo dia fora feito para o descanso. Contudo, o trabalho e o cansaço não eram ruins. Deus olhou para toda a criação e disse: “tudo é muito bom.”

            Trabalhar não é ruim e sentir cansaço também não. Como é bom chegar em casa depois de um dia de trabalho cansativo e poder descansar! Como é ruim ficar dias em casa sem fazer absolutamente nada, até o sono parece ir embora!

            O problema não está no trabalho, mas sim, na desarmonia entre Deus, ser humano e criação. Essa desarmonia é o que faz com que o trabalho seja muitas vezes excessivo e estressante. A maioria das palestras motivacionais em empresas tem buscado a harmonia entre empregados, patrões e a produção. Vemos, ainda, a necessidade de criar um departamento de RH dentro das empresas. Departamento que busca a harmonização. Quando o trabalho está em harmonia, o trabalhador rende mais e trabalha feliz.

            Devemos ainda alertar a não esquecermos a necessidade de nos harmonizarmos com Deus para que tudo vá bem. O problema é que a causa da desarmonia entre Deus e ser humano é o pecado e nós somos pecadores. O que fazer?

            Devemos ser santos e parar de pecar! Mas, bem sabemos que não conseguimos ser completamente santos. Portanto, devemos lembrar que nós temos um Deus que trabalha para o bem daqueles que nele esperam e creem. Deus trabalhou arduamente para poder te harmonizar a Ele. Isso foi feito através de Jesus Cristo, que trabalhou tanto, que suou gotas de sangue, para que os teus pecados fossem perdoados. Quando cremos em Cristo, temos PAZ e Harmonia com Deus.

            É importante lembrar que Deus Pai e Deus Espírito Santo estão trabalhando por ti e em ti dia-após-dia. Deus Pai cria, sustenta, mantém todas as coisas; é Ele quem te dá trabalho e faz com que a terra produza. Deus Espírito Santo trabalha a fé em teu coração e te leva à Igreja Cristã, onde Jesus convida: “Vinde a mim e descansai!” Trabalhem agradecidos ao Senhor que trabalha por vós. Amém.
                                                                                           Pr. Ismael Isaque Verdin.