Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2012

O BRASIL TEM A QUARTA MAIOR POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO MUNDO

          Semana passada o sistema carcerário brasileiro foi submetido à Revisão Periódica Universal, feita pela ONU. Detectou-se que o Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo, com mais de 500 mil detentos, e há uma superlotação generalizada nos presídios.

              A grande pergunta é: O que fazer? Há algumas respostas eficientes conhecidas por todos: Educação; Segurança; Melhores condições humanas (principalmente nas áreas marginalizadas); Combate eficiente contra as drogas.

                Há alguém que lida com a marginalidade e criminalidade humana há muito tempo: Deus. Em seu livro, Ele já respondeu a pergunta. Há três passos fundamentais. Para exemplificar estes passos, tomemos o exemplo de uma frota de navios. Para navegarem juntos eles precisam: 1º Respeitar as Regras (não entrar na frente do outro navio); 2º Cuidar da manutenção do Navio; 3ª. Ter direção.

                Se não souberem pra onde ir, certamente ficarão encalhados em algum ponto ou baterão em algum iceberg da vida. Se não cuidarem da manutenção do navio, não adiante terem direção e regras, vão quebrar no meio do caminho. Também não adianta nada ter direção e manutenção em dia, se você não quer respeitar as regras.

                Todos os seres humanos de todos os tempos e lugares chegaram à conclusão que temos que ser educados, honestos, gentis e solícitos, ou seja, devemos obedecer as regras pra não bater no navio ao lado. Contudo, se não passarmos ao segundo e terceiro passo, não iremos a lugar algum.

                Agora é Deus que pergunta a nós como sociedade, visto a situação deprimente a que chegamos: Quem está te dirigindo? Essa pergunta dói ao ser humano, pois sabemos que sempre queremos dirigir a vida pelas nossas próprias convicções e achismos. Deus lembra que há uma direção que vem de cima, que sabe a rota que você deve traçar. Encontramos essa rota na Palavra de Deus. A mudança começa quando Deus nos dirige. “Feliz a nação em que Deus é o Senhor.” (Sl 144.15)

                Quando Deus dirige a nossa vida, Ele também faz a manutenção dela. Através de sua Palavra ele nos renova todos os dias. “O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos”. (Sl 23.3) Por isso devemos estar em contato constante com a Palavra de Deus.

                Assim, com Deus dirigindo os nossos passos e com a manutenção em dia, que sejamos seres humanos melhores, agindo com honestidade, educação, respeito e gentileza. Devemos sempre lembrar que a mudança acontece a partir do primeiro passo: Quem nos dirige?
                                                 Artigo escrito por Pastor Ismael Verdin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário