Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2012

TOKYO SKYTREE, PENTECOSTES E O ESPÍRITO SANTO


     
        Nesta última terça-feira, dia 22 de maio, os japoneses abriram as portas do monumento que marca a “vida nova” e “recuperação” do país que sofreu com a destruição causada por terremotos e tsunamis no ano passado. Por causa dos desastres, o número de turistas caiu 27,8% no Japão. Com a construção da torre “Tokyo Skytree”, a segunda mais alta construção do mundo, os japoneses esperam ser visitados novamente por turistas de todo mundo.

            Após a maior catástrofe da face da terra – o dilúvio, os seres humanos também quiseram construir uma torre, a torre de Babel. Esta, por sua vez, visava o “poder” e enaltecia o orgulho humano. O desejo por poder e orgulho próprio são visto por Deus com grande preocupação. Pois, o desejo pelo poder domina os olhos do ser humano de tal forma que ele pode passar a agir sem “restrições” (Gn. 11.6) e fará qualquer coisa para poder tê-lo. Deus conteve a construção da torre de Babel confundindo a língua do povo. Até então, existia uma só língua, mas, a partir de então, Deus os fez falar em línguas diferentes, para que eles não se entendessem.
Desenho ilustrativo - Torre de Babel

Na época de Jesus, a festa mais importante para os Judeus era o “Pentecostes”, ou festa da colheita. Judeus de todas as partes do mundo vinham para Jerusalém a fim de celebrar esta festa. 50 dias após a ressurreição de Jesus, a festa do “Pentecostes” teve uma participação especial. O Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e deu-lhes o dom de falar a mensagem da ressurreição de Cristo na língua de cada povo que ali estava. O que fora confundido na Torre de Babel, foi reestabelecido pelo Espírito justamente para que todos pudessem ouvir a mensagem que realmente pode mudar o coração corrompido do ser humano: Jesus Cristo morreu em nosso lugar e ressuscitou.

Neste final de semana a igreja cristã celebra o “Pentecostes”. Esse tempo litúrgico lembra a “Vida Nova” e a “recuperação” que nós ganhamos pelo Espírito de Deus. É este Espírito que nos faz crer em Deus, que nos dá o dom da fé, que muda o nosso coração e nossa vida. Enquanto o ser humano buscar forças em si próprio, podemos esperar apenas construções que enalteçam o orgulho e o poder pessoal; mas, quando a “Nova Vida” vem do Espírito de Deus, aí somos transformados em Construções Espirituais. Que sejamos espiritualmente maiores do que a Torre “Tokyo Skytree”. Que esta construção espiritual mostre a glória de Cristo, através do Espírito que vive em nós. Amém.
                        (Mensagem feita por Pr. Ismael Verdin.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário